Saturday, August 7, 2010

Gentileza tá fora de moda

Nesse mundo agitado e apressado de hoje em dia, sinto que cada vez mais as pessoas estão focadas em seus próprios objetivos, e em chegar lá o mais rápido possível. Seja no trabalho ou na vida pessoal, acaba sobrando muito pouco tempo pra dar uma desviada, olhar em volta e voluntariamente fazer coisas que não nos trazem um benefício diretíssimo ou que estão ligados aos nossos gols e ã lista de afazeres do dia a dia. Acho que resumindo, tá faltando tempo pra gentilezas.

Somado a isso, as relações estão cada vez mais virtuais. As pessoas se conhecem através de sites de relacionamento, mantém o contato por email ou facebook, fazem compras sem sair de casa, e por aí vai. Estamos cada vez mais auto-suficientes e nos desconectando das relações humanas.

Pois ontem fui supreendida muito positivamente com uma gentiliza old school e inesperada. Lucas tava saíndo de casa pra tirar o lixo e se deparou com um presente pra gente na porta de casa. Nosso novos vizinhos deixaram um vidro lindo de azeite e um cartão de boas-vindas. Um ato tão simples despertou coisas tãaao boas. Não só fiquei me sentindo muito bem vinda na vizinhança, com já gostei demais desses vizinhos. Quero convidá-los aqui pra casa, conhece-los melhor.


Talvez se a minha avó lesse esse texto, ela acharia sem sentido eu escrever sobre isso, pois talvez pra ela fosse tão óbvio que se um vizinho novo entra no prédio, nada mais natural do que dar-lhe as boas vindas. Porém atualmente as coisas estão diferentes. É a falta de tempo, mas também é quase estranho fazer um gesto assim pra alguém que não se conhecesse. É mai fácil ficar longe e manter o individualismo, ou no máximo mandar um email de boas vindas, ou uma mensagem no facebook. Mas escrever um cartão e colocar um presente na porta do outro acabou ficando muito fora de moda e quase estranho. Infelizmente.

Agora tô aqui pensando como retribuir. Não vou negar que me passou pela cabeça pedir o email deles pra gente combinar virtualmente um jantar aqui em casa, rs. Aceito sugestões…

6 comments:

  1. Achei foférrimo, amiga. Mas isso é bem americano. Conversei outro dia com uma inglesa que mora em Paris e ela, que tinha morado 8 anos em NYC, tava horrorizada como parisiense é grosso. Ela comentou comigo "if an american see you with a map they will cross the street to help you out! I am with a pram (british for stroller!) in the tube in Paris and no one will give a damn!". bjinhos para vc e muitas saudades. A turma do video é amizade das antigas, amigos da época que minha mae morou em Paris. p.s. nao tem um jeito do seu blog avisar via facebook que temos novo post??????? (heheheh mega virtual, mas eu posso, já que existem distâncias físicas verdadeiras!)

    ReplyDelete
  2. Vou ter que fazer meu comment aqui.
    Sempre fui anti social, mas amei esse teu vizinho. Engraçado que se fosse aqui no Brasa iam dizer que era golpe e que o azeite tava adulterado.
    Se eu fosse vc, colocava o site dele em primeiro lugar na busca organiza do Google. Melhor agradecimento impossível!
    Saudades suas barbaridisses!

    ReplyDelete
  3. Meu amor,
    Conforme combinamos deixei a jaca com o cartao de agradecimento na porta do vizinho antes de sair.
    Beijos, Lucas

    ReplyDelete
  4. Oi Fla,
    bom, americano é simpático dependendo de que parte dos EUA eles são... em NY dá até medo de ir na farmácia, de tão estúpidos que os atendentes podem ser!! Mas aqui na CA tô achando o povo bem simpático.
    Até tem como ligar o blog com Facebook, aí toda vez que eu postar, aparece lá. Tô na dúvida se ativo.... É gostoooooso quando povo vem no blog, deixa recadinho etc.
    beijos com saudades tb, e parabens pelo Gabriel q ta foferrimo. Nao ta pedindo irmão ainda nao? hehe
    bjs

    ReplyDelete
  5. Hehe, ai Resni, se eu mandasse alguma coisa no Google, rs.
    Então, eu também não teria essa iniciativa, mas agora quem sabe a gente muda...
    beijos!

    ReplyDelete