Thursday, May 29, 2014

Isso me faz chorar...

Sabe o líder do Boko Haram, aquele grupo de terroristas nigerianos que já matou mais de 10.000 pessoas nos últimos 10 anos e recentemente seqüestrou centenas de adolescente que, há essa altura, após terem sido estupradas múltiplas vezes, já devem ter sido vendidas e portanto destinadas a uma “vida” infernal para sempre? Sabe o líder do trafico de drogas do Rio, que manda matar uma pessoa com a mesma facilidade que eu ou voce decidimos que sabor de sorvete tomar? Sabe esses politicos do mensalão que roubam dinheiro que deveria servir para construir hospitais e escolas e, portanto a vida das pessoas, como se fosse a coisa mais normal do mundo, e depois colocam a cabeça no travesseiro revestido de algodão de 1000 fios na maior tranquilidade? Então, todos esses um dia foram bebezinhos. 

Ao me tornar mãe eu descobri que um bebe é a coisa mais pura e divina que existe. Eles nascem totalmente perfeitos, inocentes e vulneráveis, e assim como uma esponja nova vão absorvendo e reagindo a um pouquinho do mundo a cada dia. As primeiras mudanças são físicas. O bebe começa a mostrar irritações na pele, cólicas, alergias etc. É o primeiro impacto do mundo aqui de fora sob eles (pelo menos que nós percebemos, eles provavelmente já sentem algum impacto dentro da barriga através das experiências da mãe).

Depois eles vão começando a sacar a psicologia do mundo, a desenvolver métodos para conseguir o que querem e uma pessoinha com personalidade vai aparecendo. É um processo continuo e, quando menos se espera, já estão ai cuidando do próprio nariz e achando mico a mãe por perto fazendo dengo.

Mas enfim, o meu ponto aqui é que todos nós já fomos bebes, e nascemos assim puros e abertos pra absorver o que quer que seja que inicialmente nos é apresentado e que mais tarde, por algum motivo, venhamos a buscar. E daquelas bolinhas de amor indefesas se fazem pessoa de todos os tipos, índoles, ética, motivação.

Tanto o Gandhi quanto o Hitler um dia foram bebezinhos puros e esponjas limpinhas, sedentas para absorver o que estivesse ao alcance. E todos eles provavelmente tiveram uma mãe que os achavam a coisa mais linda e pura do mundo.

Então como os bebezinhos se transformam em adultos tão ruins? Como pode? O que há de errado com esse mundo que uma pureza tao deslumbrante se transforma em assassino, ladrão, traficante? Pensar nessa transformação me faz chorar.



blog comments powered by Disqus