Friday, March 12, 2010

Uma parte crucial da minha vida - o banheiro do Google

No espírito de relatar um pouquinho do meu dia a dia aqui nos EUA, o tema do post de hoje é o banheiro do Google. Ele não somente é parte fundamental da minha rotina, como também é puro entretenimento.

As duas pias e 6 cabinezinhas com privadas podem até parecer comuns à primeira vista, mas como tudo naquela empresa, surpreendem. Quem já esteve lá pôde desfrutar do assento quentinho nas latrinas e do jatinho de água amigo, também quentinho, pra limpar as partes. Um dos mimos da empresa que, não posso negar, adoro!

Outra característica importante dos banheiros são as prateleiras posicionadas logo na entrada. Você deve estar pensando: prateleiras pras muchachas deixarem o necessaire, escova de cabelo etc. WRONG! As prateleiras são para os computadores. No Google laptop é como uma peça de roupa, vai junto com o indivíduo onde ele for. Agora imagina a cena: você tá correndo de uma reunião para a outra e tem que dar uma aliviada. Fazer o que com o laptop? Leva pro banheiro. Como isso é prática mais que comum e esperada na empresa, pra evitar afogamentos de computadores à beira das pias, resolveram facilitar nossa vida e colocar essas estantes-porta-laptops. Porém têm aqueles que não querem perder tempo mesmo e não fazem uso das estantes. Aí volta e meia, no meio das necessidades, se houve um tlec tlec tlec na cabine ao lado. Hilário. A pergunta é se o vizinho está realmente trabalhando ou brincando de facebook. Mais provável.

Escovar os dentes? Nem pensar. Praticamente toda vez que alguém entra no banheiro e me vê com a Crest na mão, o comentário é o mesmo. “You are so good for brushing your teeth after lunch, I wish I did that”. Acho engraçado esse comentário. Como se fosse algo tão inalcançavel que a pessoa tivesse que wish muito. É só tomar vergonha na cara e comprar uma escova e uma pasta. Aí pronto, o sonho vira realidade, olha que beleza! Mas tem gente que tem essa mania de dizer que queria tanto fazer algo quando no fundo não queria, e também de dizer que tá sorry por algo que não tá, porque se tivesse não teria feito pra começo de conversa. Mas esse é um outro assunto que pode dar pano pra manga suficiente pra um novo post, então vou encerrando por aqui.

Ainda no tema do dente, tenho um causo engraçado. Num dos meus meus primeiros dias no Google estou eu fazendo mina higiene bucal, quando vejo um vulto emergindo de um das privadas e parando em frente à pia ao lado pra lavar as mãos. Era nada mais nada menos que a diretora temida da minha área. Foi a primeira vez que fiquei cara-a-cara, ou melhor, cara-espelho-cara com ela. Tive que cumprimentar. Agora imagina a cena: eu tentando me apresentar, e as bolinhas de ar mentoladas espumando pela lateral da minha boca. Ninguém merece.

E quando se entra no banheiro junto com alguém super concorrido, que se esta tentando discutir um assunto de trabalho a tempos? Rapidinho o assunto começa a avançar, e quando menos se percebe estão as duas fazendo xixi, limpando a perseguida e colocando as calças enquanto debatem a estratégia de colaboração devido a nova alocação de recursos escassos em função da tecnologia do mundo globalizado, tudo isso por cima das divisórias que, amém, previnem uma de ver a outra naquela situação lamentável.

Hoje em dia isso tudo já é mais que normal pra mim, nem precebo que ando com meu computador debaixo do braço como se fosse parte de mim, ou que tenho conversas de trabalho por entre divisórias e latrinas.

Aposto que também tem coisas desse tipo no seu dia a dia que você já se acostumou, mas que dariam um ótimo blog post. Me conta?

Beijos!

8 comments:

  1. Barbara,

    Você sabe que agora estou trabalhando com um alemão "carioca", que mudou faz dois anos para a Gávea e sonha em escrever um livro "10 razões por que amamos o Brasil".

    (disse ele que não existe nenhum livro atual que aborde o Brasil nessa perspectiva, e isso seria muito bom para a auto-estima do brasileiro - espero esse gringo, não?)

    Enfim, por duas vezes eu entrei em uma reunião com ele logo depois do almoço e ele mastigava um chiclete por 30 segundos, antes de entrar na sala. Fiquei meio impressionado com essa mania, e ele reforçou essa história de dizer: "ah, eu não escovo os dentes como os brasileiros, mas quero ter um hálito limpinho".

    O próximo americano que se surpreender com o seu Crest, você pode oferecer um Trident e dizer que é moda lá na Alemanha. ;-)

    ReplyDelete
  2. Hehe, boa Tran:)
    Se precisar de contribuições pra esse livro me avisa. Sabe que mesmo após 3.5 nos nos EUA, continuo carioquíssima da gema!
    beijos

    ReplyDelete
  3. Barbara, to amando este seu blog ! Não sabia que vc tinha este talendo :) bjs Dani Zanetti

    ReplyDelete
  4. Oi Dani,
    que bom que você tá gostando. Quanto ao talento, eu também não sabia e ainda não sei. Ainda tô descobrindo:)
    Beijos e volte sempre

    ReplyDelete
  5. Babs, Em primeiro lugar eu amei a sua foto com os pulsos engessados. Engraçado demais, tadinha!!!!!!
    Eu amei esse post dos banheiros. Voce escreve muito bem. Ri muito. Vc deveria começar o projeto livro.

    ReplyDelete
  6. Oi querida, obrigada pelo recadinho. Já estou melhorando e espero tirar os gessos em breve, aí coloco uma fotinho aqui dos meus pulsos novos:)
    que bom que voce ta gostando de ler!!! volte sempre:)
    bjs e saudades!

    ReplyDelete
  7. oi barbara, sou prima do teu pai de israel, nao sei se lembra.
    silvio me mandou ja ha um tempo esse teu blog e vez por outra me delicio com tua maneira de ver e contar as coisas...rio muito.
    vou continuar acompanhando e curtindo.
    abraco

    ReplyDelete
  8. Oi Hinedi,
    que ótimo ouvir de voce, e quem bom que voce gosta do blog. To achando muito chique ter leitores em Israel!!
    Espero que esteja tudo bem por ai!
    beijo,
    Barbara

    ReplyDelete