Sunday, May 9, 2010

Sometimes I feel so happy, sometimes I feel so sad….

Gente, esse negócio de morar longe é uma contradição. É uma liberdade, mas uma falta. Uma escolha mas uma cilada. É provar o veneno da serpente, descobrir um mundo novo, mas saber que nunca mais as coisas vão voltar a ser como antes.

Morar fora é a confirmação, por experiência própria, de que ha um mundão lá fora cheio de novidades, pessoas e lugares muito legais. E a descoberta que o mundão também pode ser seu e que o fato aleatório de se ter nascido num prédio de uma rua de uma cidade de um estado de um país não significam que essa é a única opção limitada de vida.

Por outro lado, a exposição à tantas possibilidades nunca substituem o vínculo com a família, amigos, lingua e princiaplmente, um passado. Saber o que foi TV pirata, sentir nostalgia com a música dos trapalhões, lembrar que a Barra da Tijuca tinha só uma pista de terra em cada sentido, ter passado vários domingo no Tivoli, reviver os lanches na casa da vovó, tudo isso nunca vai poder ser construído numa terra nova. Morar fora é a troca das memórias do passado pela visão do futuro.

Hoje é dias das mães. Eu sei, eu sei, data fabricada pelo comércio que quer vender flores, bombons e jóias. Mas eu caio na arapuca uai. Sempre achei importante celebrar e, sinceramente, sei que quando tiver filhos vou ficar empolgadíssima pra ver o que eles vão preparar na aula de artes pra mim. Foi por isso que bateu essa saudade especial de casa. Casa? Sei lá onde é casa.

Enfim, minha conclusão é que depois que se mora fora, a vida é sempre acompanhada da sensação de que se tem algo a mais ou a menos. Dependendo do humor do dia, happy ou sad.

3 comments:

  1. Sou solidaria Babs!!!!!!!!!!
    E agora que estou aqui? É bom e ruim ao mesmo tempo. Rollercoaster de emoções.
    Menina, aconteceu a maior coincidencia com a minha mae. Vc nao acredita. Ela foi fazer uma mamografia e conversando com a medica descobriu que ela tinha filhos. Nunca tinha visto a mulher na vida dela.... ENfim, minha mae foi fazer divulgação do Grudado quando a médica disse: Eu já sei, já sei dessas etiquetas! Sou amiga da Barbara Geluda.
    Acredita? Mundo pequeno demais....
    beijos, Resni

    ReplyDelete
  2. Resni!! precisamos conversar sobre esse rollercoaster ai... :)
    viu como tô divulgando o site ne??? Como ta indo?
    Quem era a amiga?
    beijos!!

    ReplyDelete