Tuesday, July 19, 2011

O Braca é aqui!

Num post antigo eu comentei que aqui em Los Angeles é difícil socializar porque todo mundo passa tempo demais em seus carros, indo e vindo, chegando e saindo. A cidade é gigante e carro é considerado uma necessidade vital. Não tem quem não se espante quando eu digo que meu meio de transporte é bicicleta pois sou privilegiada de morar tão perto do trabalho.

O último final de semana ficou conhecido como Carmagedon (em referencia ao Armagedon). A principal estrada que cruza a cidade de norte a sul (405) e conta com tráfego de mais de 350.000 carros por dia foi fechada pra obras de sexta a domingo criando expectativa de um completo caos. Esse mega evento vinha sendo anunciado a meses. Não se falava em outra coisa e o povo realmente se planejou pra sobreviver a um final de semana sem a 405.

Tirar carro de Angelenos é como tirar praia de cariocas, rede de baiano e queijo de frances …. É estranho e amedronta. Mas como todo ser adaptável, os Angelenos também deram um jeito e sobreviveram ao Carmagedon. Aliás, sobreviveram muito bem. As ruas alternativas à 405 ficaram vazias e a cidade, famosa por seu trânsito caótico, parecia centro do Rio no final de semana. Deserto.

Mas o que fazer em um final de semana sem carro em LA? O branco inicial do povo foi aos poucos sendo substituído por opções inimagináveis por aqui: andar a pé! andar de bicicleta! andar de skate! não andar!! De uma hora pra outra a megalópolis parecia mais cidade de interior. As ruas estavam movimentadas com pedestres que se esbarravam e cumprimentavam. Foi tudo de bom.

Nesse clima provinciano, Lucas e eu fomos passear no bairro para onde queremos nos mudar e nos deparamos com um festival de comida. Tava um dia lindo, o lugar era o maior alto astral, vários caminhões-restaurante (food trucks), banda ao vivo, adultos, crianças, idosos, cerveja gelada, tudo de bom. Fomos presenteados e surpreendidos por aquilo tudo. Os Angelenos saíram da toca e foram aproveitar a vizinhança.

Lucas e eu sentamos pra almoçar numa mesa comunitária onde estava um outro casal. Começamos a conversar com os estranhos (o que por si só não é lá tão comum por aqui) e, papo vai, papo vem, as coincidências começaram a aparecer. Os dois eram de Chicago (onde eu morei por 2 anos) e a menina tinha estudado na mesma universidade que eu. Mais papo, e descobrimos que o cara era corretor de imóveis e trabalhava na mesma agência que a nossa corretora. Pra finalizar, os dois tinham se conhecido numa festa na casa de outro corretor do imóveis, que por sinal está representando o dono da casa que a gente tá tentando comprar. O nosso vizinho de mesa e esse corretor são melhores amigos! Me senti no Braca encontrando amigos de amigos da provincia do Rio.

Gente, pra colocar em perspectiva, LA tem quatro milhões de habitantes e Lucas e eu "conhecemos", talvez, uns 30. Nós não só encontramos um casal super legal que ainda por cima tinha uma mega conexão, como também arrancamos algumas informações privilegiadas sobre o vendedor da casa que estamos de olho! Tudo de bom.

Pode ser tudo ilusão da minha cabeça essa historia do Carmagedon ter influenciado o nível de sociabilidade dos Angelenos, mas o que interessa é que tiramos bom proveito. Que venha a próxima obra na 405!

4 comments:

  1. Irado Barbara. Comecei a ir de bicicleta pro trabalho também. É bom demais! Faço um exercício e ainda salvo uma grana do transporte... e aqui na terrinha o visual do aterro tanto de dia quanto a noite é deslumbrante. Tomara que dê certo sua negociação pra casa nova. Continue dando notícias e nos presenteando com esses posts. Por falar em presente, feliz aniversário atrasado!!! Senti falta de um chopinho, que sempre rolava nessa época.
    Beijo grande
    Xande

    ReplyDelete
  2. obrigada, obrigada, obrigada!!!
    choppinho garantido no final do ano.
    Ai, bicicletar pelo aterro eh tudo de bom!! bela iniciativa:)beijos

    ReplyDelete
  3. Barbie, o mundo eh um grande Braca! Todo mundo se conhece! Ou pelo menos chega no Kevin Bacon em 5 stages! 

    ReplyDelete
  4. E nao eh? mas queria chegar no kevin bacon em menos stages:)
    bjssss

    ReplyDelete