Wednesday, July 7, 2010

De quem é a copa?

Pra nós, torcedores e assalariados, a copa é uma festa. Ainda mais no Brasil, país que tem muito pouca oportunidade de ser o centro das atenções internacionais por um motivo positivo. Mas pra quem depende de vendas ou prestação de servicos pra juntar uns trocados, a copa não é lá essa maravilha. O movimento cai e não tem promoção ou campanha de marketing que resolva.

Na semana passada estávamos revisando a receita do Google e uma americana lança a pérola que não via a hora do Brasil sair da copa. Não preciso nem dizer qual foi a minha reação, rrrrrrrr. Mas no fundo é compreensível. Durante os jogos e comemorações, as pessoas não somente deixam de ir ao medico, comprar roupas etc, mas também de fazer buscas na internet e clicar em anúncios (que pra quem não sabe, é como o Google ganha dinheiro).

Por outro lado, tem sempre os comerciantes de Vuvuzelas que se beneficiam com o momento pra fazer um extra, e isso é esperado. O inesperado pra mim foi o fenômeno Facebook. Quem poderia imaginar a uns anos atras que durante a copa de 2010 os torcedores ficariam tão conecatados nas partida quanto na internet? Que no meio da bagunça e euforia, sobraria atenção, e muita diga-se de passagem, pra dar uma postadinha sobre as impressões do jogo e responder aos comenários virtuais dos “amigos”. Resultado: não somente o Facebook foi minha fonte de informação número 1 sobre os jogos que eu não assisiti, mas também eu tive a oportunidade de comemorar gols e lamentar derrotas em compania de amigos no Rio, Portugal e NY. O jogo final ainda não aconteceu, mas pra mim o resultado já foi definido:a copa é do Facebook.

Nos “vemos” virtualmente no domingo, quando serei Espanha desde criancinha!

Beijos!

1 comment:

  1. Fiquei totalmente facebookada nessa copa. Longe de casa, longe dos amigos, assistindo a todos os jogos em casa, p face me salvou total... concordo com vc! bjs

    ReplyDelete