Tuesday, January 12, 2010

Resolvi não resolver nada

Ano novo é essa febre de fazer resoluções. Durante vários anos eu fiz essas listinhas de coisas que eu queria realizar. Emagrecer, fazer exercício com frequência, começar um hobby, ler mais, arrumar nomorado, etc etc etc.

Porém, mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa, nessa virada eu não fiz listinha. Não deu tempo mesmo. Os últimos 18 meses foram um turbilhão de acontecimentos : me formei no MBA em Chicago, fiz trabalho voluntário em Samoa, passei um mês de dona-de-casa em Dallas, me mudei pra São Francisco, montei apartamento, fiquei noiva, comecei emprego novo, casei, isso tudo só resumindo o grandes acontecimentos. Foi uma maratona física e emocional, que culminou com o casamento no final de novembro. Depois da merecida lua-de-mel no paraíso de Fernando de Noronha, estamos de volta à SF e minha vida tá voltando à rotina.

Foi então que me toquei que não tinha feito as tais resoluções de ano novo. Comecei a pensar nessas opções de sempre, o que eu queria fazer, conquistar, mas nada tava soando muito promissor... Deixei pra lá.

Aí fui à Yoga nesse final de semana. Tem um academia fofa perto da minha casa que me foi indicada pelo meu primo, a Laughing Lotus. Ela é toda colorida, o maior astral. Mas enfim, todo começo de aula rola uma falação, alguma história que a professora conta, que pros mais desconfiados deve soar tipo uma auto-ajuda, mas que eu amo. Sempre resigna comigo. Essa semana o tema foi a importância de estar inteiro em cada momento do nosso dia. Em prestar atenção naquilo que estamos fazendo ao invés de estar sempre planejando o que vem depois, o que está na listinha de "to do". E o prazer que vem com isso.

Bom, parecia que não tinha mais ninguém na sala e a professora estava dizendo aquelas palavras só pra mim. Caíu a ficha na hora: minha listinha de resoluções pra 2010 só pode ter um ítem: colocar o pé no freio e saborear o presente. Resolvi não resolver nada.

Parece óbvio e fácil, mas não é não. Ainda mais pra mim, que adoro planejar e detesto ficar na incerteza (Lucas que o diga). Nesse mundo celular-laptop-TV-Twitter-Facebook é quase impossível fazer uma coisa só de cada vez. Só tentando pra entender.

Quantas vezes eu já estive no meio do banho sem saber se já tinha me ensaboado, ou já deitei na cama sem saber se eu já tinha tomado minha vitamina naquela noite, ou já terminei um prato inteiro de comida sem ter prestado nenhuma atenção no sabor que ela tinha. Inúmeras. E é uma sensação horrível.

Então pra 2010 quero desligar o piloto automático e tomar as rédeas da minha vida.

Hoje dei o primeiro passo e consegui o que não fazia a muito tempo: jantei sozinha. Mesmo. Sem computador ou televisão por perto. Foi difícil ficar ali, só eu e o meu sanduba de pão árabe, queijo, peito de perú e tomatinho cereja. Ficar 100% jantando. Mas olha que tava uma delícia....

9 comments:

  1. Oba! Vou fazer o primeiro comment!!!!
    Babs, esse seu post veio a calhar. To aqui irritadissima, quando o seu email chegou e eu resolvi parar e ler o seu blog. Eu simplesmente amei esse seu post. Acho que eu e muitos outros fazemos a mesma coisa que voce. Nossa, eu tenho reclamado tanto e nao faço outra coisa senão pensar no amanhã. Loucura, loucura..... Vou me concentrar mais no momento. Aproveitar mais meus filhos. beijos grandes. Resni

    ReplyDelete
  2. êêê!!! seja bem vinda!!! e sucesso nas escritas! já tô seguindo você! beijão!

    ReplyDelete
  3. Ueba! Adorei! Mas, esse ano segui os seus muitos conselhos e fiz muitos planos! Tb ja sou seguidora! Beijos.

    ReplyDelete
  4. Oi Bá! Amei o blog e amei o texto de inauguração! Você já começou profissional!! Li cada uma das sua palavras me deliciando...! Claro que todos nos sentimos um pouco isso. Claro que todos os dias vemos o dia passar sem parar para perceber o valor de mais aquele dia, de mais um por do sol, dos pensamentos, dos sabores e das cores... Gostei muito da sua resolução de ano novo! Eu, como todos os anos, também fiz dezenas de resoluções de ano novo esse ano e pelo menos até hoje, passados 12 dias do ano (noooosaaa) estou cumprindo... Vamos ver nos proximos 353... Beijão!

    ReplyDelete
  5. Uhuuuuu, Barbarita!!! Gostei! Vou acompanhar suas aventuras in SF! Boas escritas! Beijão.

    ReplyDelete
  6. Gente!! Que emoçao tantos comentários e reflexoes sobre o post. Obrigada!! AMEI!!
    bjssss e voltem sempre:)

    ReplyDelete
  7. Consegui entrar!!!!! Barbucha, conta comigo nas suas filosofias pois tb tive que mudar meu habitos e rotinas nos ultimos anos. ... Quem diria, eu agora sou dona de casa...rsrsrsrs
    Vou estar te acompanhando de pertinho e torcendo! superbeijo, Eriketz

    ReplyDelete
  8. Eu fiz uma lista no início do ano que foi a seguinte:

    6 caixas de leite desnatado
    ovos
    pão integral
    6 cremes de leite
    nescau
    4 doritos
    1kg de peito de frango
    arroz integral
    pinho sol
    bombril
    4 pomarolas

    Já consegui realizar todos os ítens! 2010 está sendo muito produtivo!

    Carrefour´s!
    Dono de Casa Goldbach

    ReplyDelete
  9. Amei! Nos criamos nossas ansiedades, nosso estresse... colocar o pe no freio parece algo dificil para quem esta constantemente planejando as coisas - todas as pequenas coisas. Mas vou tentar como vc!
    Beijao e vou continuar te seguindo...

    ReplyDelete